Resumo de um trabalho acadêmico apresentado na Universidad Central Del Paraguay:
O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa, observação e análise de dados, cujo objetivo maior surgiu da necessidade de investigar a importância e a influência da família no desempenho escolar de alunos dos sextos anos A e D da E.E.E.F. e Médio Dayse Mara de Oliveira Martins, localizada no Município de Jaru/RO.
A presente pesquisa teve como enfoque a realidade da escola e embasamento em autores como: Paulo Freire, Vygostki, Paro, Tiba e Carvalho.
Devido ao número de estudantes com dificuldades de aprendizagem, bem como a falta de limites e pouco interesse pelas aulas, verificou-se que se faz necessária a proximidade da família com a escola. Isto para que juntas conheçam suas necessidades e busquem caminhos que permitam facilitar o entrosamento entre si, para o sucesso educacional, bem como pessoal dos alunos em estudo e demais que apresentem situações semelhantes, propiciando-lhes aspectos positivos na aprendizagem de forma que venha a criar cidadãos críticos, capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade moderna.
ANÁLISE DOS RESULTADOS:
A pesquisa foi realizada com pais, alunos, professores e equipe técnica da escola.
A partir de avaliações escritas, orais e análise dos boletins dos alunos, com notas do 1º, 2º e 3º bimestres, constituíram-se dois grupos. Um de baixo rendimento escolar (BRE), e outro de autorrendimento escolar (ARE). Considerando baixo rendimento notas abaixo de seis (6,0), por ser seis a média aplicada pela escola, e alto rendimento escolar, notas acima da média até dez (10).
COMPOSIÇÃO:
ARE – 17 alunos com idade variando entre 10 a 12 anos, sendo 60% meninos e 40% meninas. Desse grupo se apresentaram 07 pais, 12 mães e 02 avós, totalizando 100% dos responsáveis que participaram e acompanharam seus filhos durante os referidos bimestres.
BRE – 20 alunos com idade variando entre 10 a 14 anos, sendo 62% meninos e 38% meninas. Desse grupo se apresentaram 05 pais, 13 mães e 03 avós, totalizando 80% de responsáveis que participaram e acompanharam no processo escolar de seus filhos. E 20% não acompanharam nem colaboraram no processo por motivos aleatórios.
Observou-se que a presença da família, em especial as mães, é de suma importância em todos os aspectos na vida de uma criança, bem como dos adolescentes. A Bíblia é bem categórica quando aponta a mulher virtuosa (Pv 31.10). E para ser virtuosa, é preciso viver todo o capítulo 31 debaixo da graça de Deus, porque educar é tarefa árdua.
As informações foram tabuladas, calculando-se as porcentagens de respostas a cada item e frequência.
Suely Pereira da Silva – ICPI Jaru