PRÁTICA DA ORAÇÃO

PRÁTICA DA ORAÇÃO

Publicado em 23/04/2018

Compartilhe

PRÁTICA DA ORAÇÃO

A prática da oração é a arte de entrar no Santo dos Santos e de se colocar na presença do próprio Deus em espírito, por meio da fé, valendo-se do sacrifício de Cristo, e falar com Deus com toda liberdade por meio da palavra audível ou silenciosa.
A oração parece uma decantada loucura. Como pode o homem comunicar-se com o próprio Deus em qualquer tempo, em qualquer lugar e em qualquer situação, se este é o Senhor de todo o Universo e aquele, um miserável habitante de um pequeno planeta que integra o sistema solar, que por sua vez é somente uma parte minúscula de uma galáxia chamada Via Láctea, composta de mais de 100 bilhões de estrelas relativamente semelhantes ao Sol? O espantoso é muito maior quando se sabe que existem 100 bilhões de galáxias (23 para cada habitante da Terra), além dos distantes e brilhantes quasares!
Mesmo não havendo seres inteligentes senão neste modesto planeta, como pode Deus ouvir as orações diárias que, pelo menos, os 1,6 bilhão de cristãos lhe dirigem? Os críticos dizem que a oração é valida, não porque penetra “até os ouvidos do Senhor dos exércitos” (Tg 5.4), mas porque é emocionalmente saudável para quem ora. No entanto, aqueles que oram corretamente estão convencidos de que sua oração chega de fato “até à santa habitação de Deus, até os céus” (2 Cr 30.27). E ainda perguntam com uma pequena dose de malícia: “O que fez o ouvido, acaso não ouvirá?” (Sl 94.9).
Apesar dessa aparente irracionalidade, a oração é “a mais alta atividade da qual o espírito humano é capaz”, segundo o professor E.A.Judice, da Universidade de Sidney, na Austrália. O homem ora porque tem necessidade interior de orar, porque sabe que Deus existe e é “galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6), porque precisa de Deus e reconhece que Ele não é semelhante aos deuses da mitologia greco-romana nem aos ídolos, que “têm ouvidos, e não ouvem” (Sl 115.¨)

Vida Devocional – Série Vida Cristã Ano17. Nº 59, pág 15 (Professor).

Visite a loja da Icpi Serep