Acompanhe nas
redes sociais
SUPER OCUPADO - ICPI SUPER OCUPADO - ICPI SUPER OCUPADO - ICPI

Artigos

SUPER OCUPADO

Publicado em 7 de novembro de 2019

SUPER OCUPADO
Lc 10.38-42
“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”
Talvez neste momento você esteja ocupado demais para parar e ler este texto, mesmo assim eu o convido a parar um minutinho todos os seus afazeres e me dar um pouco da sua atenção. Pode ter certeza que eu não sou a pessoa ideal para falar deste assunto, porque assim como você, eu estou super ocupado, ultra ocupado, tão ocupado que até me esqueci do que iria escrever neste texto. Engraçado, né? Seria cômico, se não fosse trágico! Mas é o nosso desafio, parar alguns instantes nossas atividades, para refletir sobre como estamos lidando com algo tão importante para nós, a nossa vida e todos que nos cercam. Desafio você a não parar esta leitura, tenho certeza que você verá a sua vida nestas linhas, assim como eu vi na minha.
Chegamos ao tempo do já, tudo tem que ser resolvido agora, não podemos esperar e nem perder nenhum instante, o nosso tempo é precioso, cada segundo que perdemos nos fará uma falta eterna, deve ser por isso que todas as novas ideias e tecnologia têm a ver com ser rápido e prático, só um minuto… hummm, era o quê mesmo que eu estava escrevendo? Sim, lembrei! Hoje, agora, já, foi a grande descoberta, você não precisa mais esperar, está com fome? Faz uma ligação, manda uma mensagem pelo celular, ou pelo aplicativo do Ifood, que chegará em alguns minutos, enquanto isso você pode ir falando com seu primo, ou amigo que se encontra agora na Europa e simultaneamente com seu grupo do WhatsApp. É, parou um instante para perceber que está ocupado demais? Talvez neste momento esteja também executando suas tarefas profissionais em sua residência, enquanto parou para ler este texto. Se estiver com muita fome e não quiser esperar, deve ter alguma coisa na geladeira, é só pôr no micro-ondas, percebeu que as coisas mudaram? Não precisa mais esperar por um taxi, é só pedir um Uber, ele chegará em poucos minutos na sua porta. Desculpe estar tomando seu tempo, você deve estar super ocupado, mas, por favor, continue!
Veja como o texto bíblico que usei se parece com nossa vida. Marta e Maria eram duas irmãs, elas tinham acabado de receber o Senhor Jesus em sua residência. Enquanto Marta vai à cozinha organizar as coisas, limpar tudo, preparar algo para oferecer a Jesus e os outros convidados, Maria se senta aos pés de Jesus, para ouvi-lo falar… Marta, super ocupada em seus afazeres, reclama de Maria e fala para Jesus como sua irmã se encontrava desocupada, mesmo vendo que ela (Marta) estava naquele momento com tantas atividades para fazer, e tendo que servir tanta gente sozinha. E Jesus chama a atenção de Marta, dizendo: “Você está muito ansiosa e afadigada com muitas coisas”. Acho que você, assim como eu, deve ter se visto em Marta.
Não vou começar falando de priorizar Cristo, embora esse deva ser o alvo das nossas vidas, mas quero começar fazendo você refletir sobre tudo que você tem feito e principalmente sobre o excesso de atividades ás quais você tem dispensado seu precioso tempo. Não sei se você percebeu, mas a depressão, a ansiedade e a síndrome do pensamento acelerado, têm destruído vidas e famílias pelo mundo todo. Percebeu? Notou também que o número de pessoas se suicidando aumentou assustadoramente? Você sabia que nos países mais ricos do mundo, este índice é ainda maior?
Gostaria de fazer uma reflexão com você neste instante, vale a pena toda esta loucura de vida que estamos vivendo, se o final dela, será uma doença psicossomática. Pior ainda quando isso atinge as pessoas que amamos por falta da nossa presença e por não termos notado que existem pessoas ao nosso redor, que carecem da nossa atenção e que provavelmente sejam mais importantes que nosso celular, nosso emprego, nossos estudos etc. E que a nossa presença e atenção são muito mais importantes do que nosso dinheiro e investimento. Você sabia que sua esposa, ou marido, seus filhos e amigos preferem sua atenção, mais que aquilo que você pode oferecer-lhes como consequência das suas atividades?
Qual o propósito de tudo isso? Aonde você chegará com tudo isso? Vale a pena tudo isso? Sei que você, talvez, esteja até fazendo coisas aparentemente boas, mas a pergunta é, você está querendo fazer bem ou que pareça ser bom? Lembre-se, existe uma diferença entre o urgente e o importante. Tem coisas que realmente não dá pra esperar, porque são urgentes. Mas tenho certeza que milhares de coisas que você está fazendo, poderiam esperar mais um pouco para que você pudesse fazer algo que é urgente, mas não está percebendo que é, e está deixando se perder por causa da loucura da sua ocupação. Pare!!! Você vai enlouquecer e pode ainda matar as pessoas que amam você e estão carentes/dependentes de você. Deixe-me dizer-lhe algumas das coisas que podem ter colocado você nesta furada:
⮚ Planejamento mal feito, quantas de suas atividades poderiam ser repassadas, para que outras pessoas executassem, mas você sempre acha que ninguém é capaz de fazer, a não ser você.
⮚ Poder, o prazer de controlar tudo.
⮚ Perfeccionismo, não posso errar, não pode sair mal feito, então, quem tem que fazer sou eu!
⮚ Prestígio, se eu continuar me esforçando serei alguém de valor.
⮚ Postar, tenho que colocar tudo nas redes sociais.
Se eu abrir mão de alguns minutos, para ficar ao lado de quem amo, será que isso acabaria com todos os meus objetivos? E quando falo alguns minutos, isso não se resume a alguns minutos exatamente. Seu tempo com pessoas importantes são insubstituíveis. Diminua sua carga de trabalho! Alivie a quantidade de tarefas! Pode ter certeza que esses minutos que você perde super ocupado, sairão muito caros mais tarde, não vale a pena!
Estar ocupado demais rouba a nossa alegria, nem percebemos o quanto nos tornamos pessoas tristes, alguém já disse para você, que preferia você do passado? Se não, seria bom nem perguntar, pode ser decepcionante. Nós estamos vivendo de maneira tão frenética que não percebemos o quanto isso tem nos feito mal. Você se irrita com facilidade? Tornou-se ainda mais impaciente, ou ressentido? É, isso é resultado da agitação que está a sua vida. Proporcione momentos de lazer, de alegria, vá ao cinema, à praia, ao shopping, ao parque de diversão, ao circo, à igreja, seja lá onde for. Saia deste abismo e leve os que cercam você, a sair também. Você precisa sorrir de verdade, o seu sorriso é a máscara de uma alma ferida e doente!
Sei que falei demais, o tempo é curto e você tem muito a fazer ainda, priorize as coisas simples, priorize aqueles que estão ao seu redor, contemple o belo, descanse (isso não faz mal), valorize o que parece não ter significância, mas principalmente quero lembrá-lo que existe um Deus que ama você e enviou Seu Filho Jesus para morrer na cruz por você, para que você pudesse ter vida, e vida eterna. Maria deixou todos os seus afazeres e escolheu a melhor parte, ouvir Jesus, porque só Ele tem palavras de vida eterna. Não ande ansioso por coisa alguma, Deus tem o melhor para você.
Algumas informações estão baseadas no livro Super Ocupado de Kevyn DeYoung.
Prof. Pb. Elthon Campos

Outros Artigos

O Resultado de uma Igreja Cheia da Unção

Em Atos 2.42-47 nós encontramos os resultados da Igreja do Novo Testamento cheia da unção. No Livro de […]

Saiba +

Liderança

O estudo da liderança é de suma importância, principalmente, na época em que estamos vivendo, a fim de […]

Saiba +